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segunda-feira, 28 de abril de 2014

Linkbuilding – O Poder do Texto Âncora

Hoje falarei de um assunto que surgiu no Grupo de Search Masters, onde o usuário Marcop levantou um questionamento bem interessante do por que o site do evento do Google Search Masters esta na primeira posição para a palavra “google search masters” se ele contradiz todas as regras de SEO que todos nós já estamos cansados de saber.
Se você conferir no site do evento, vai notar que ele realmente contradiz tudo o que sabemos:
  • Site feito em imagens;
  • Imagens sem alt tags descritivas;
  • O site deveria conter links descritivos na lingua nativa, mas as páginas são nomeadas como em espanhol;
  • Todas as páginas possuem os mesmos títulos;
  • Páginas sem meta tags;
  • Etc…
Bom, o questionamento do Marcop seria muito válido se desconsiderássemos a base de todo o algoritmo do Google: o link.
Mas o link não é apenas um voto de uma página para a outra, o link é um voto com uma descrição sobre o que a página trata, qual assunto aborda, o que o usuário vai encontrar depois de um clique.
Podemos então dividir o link em duas partes: a URL linkada e o texto descritivo.
O texto descritivo é chamado também de texto âncora e esta descrição é quem faz um site posicionar-se bem para uma determinada palavra-chave, sendo que a página em si (ou domínio) sequer possui informação sobre determinada palavra-chave.
Esta conclusão pode ser tirada ao se buscar por “google search masters” e clicar no cache do primeiro resultado (que é a página do evento). O cache do Google será exibido e um pequeno texto deve ser lido:
“Estes termos aparecem somente em links que apontam para esta página: google search masters”
Como muitos websites apontam para esta página com o termo “google search masters” no texto âncora, o website fica bem posicionado para determinada palavra-chave.
Esperto ter ajudado nesta dúvida e estou à disposição para quaisquer outras. Vale lembrar que possuímos o fórum de SEO para que vocês discutam idéias e tirem suas dúvidas de SEO.
Um abraço
fonte: http://www.agenciamestre.com/seo/linkbuilding-o-poder-do-texto-ancora/

Troca de links: Dicas Importantes

Nesse post, irei fornecer algumas dicas muito úteis na hora de escolher um parceiro para trocar links. Existe uma série de fatores que deveriam ser levados em consideração na escolha de um site para propor uma troca de links. Para fazer a análise desses fatores, recomendo utilizar o plugin SeoQuake, para o browser Mozilla Firefox.
Para entender melhor como alterar um link e outros aspectos de SEO inscreva-se no nosso curso presencial.
 
Segue um screenshot com a análise do SeoQuake para o site da SEO Master:
seo quake seo master 300x112 Troca de links: Dicas Importantes
Uma forma frequente para obtenção de novos links é a troca de links de rodapé ou links de blogroll, que chamamos de site-wide, ou seja, estão presentes em todas as páginas do site. Em relação à essa forma de trocar links, enumeramos, a seguir, os fatores que devemos dar mais atenção na avaliação de um possível parceiro. Esses fatores são (na ordem em que aparecem na barra do plugin SeoQuake):
  • PageRank (Campo “PR:”)
    Quanto maior o PageRank melhor, pois são maiores as chances de obter mais link juice das páginas do parceiro.
  • Páginas indexadas (Campo “I:”)
    Quanto maior o número de páginas indexadas no site do parceiro melhor, pois maior será o total de links obtidos.
  • Total de links para a página (Campo “L:”)
    O total de links que apontam para uma página não diz muita coisa, pois não conhecemos a qualidade desses links. Por isso, damos mais ênfase à análise do PageRank. No entanto, um fator muito importante na hora de fazer a avaliação dos links de um parceiro é determinar o número de diferentes domínios que possuem link para o site. Esse dado pode ser obtido através da ferramenta LinkScape.
  • Total de links para o domínio (Campo “LD:”)
    Quanto maior o número de links para o domínio melhor, pois contabiliza não apenas o total de links para uma determinada página, mas também os links para as páginas internas de um site.
  • Total de links externos da página (Campo “Links:”)
    Os links externos são aqueles que apontam para páginas de outros sites. Eles aparecem ao lado direito do pipe (“|”) do campo “Links” da barra do plugin SeoQuake. Quanto menor o número de links externos, independente do número de links com rel=”nofollow”, que aparece entre parêntesis, mais link juice nosso link irá receber, logo melhores serão os resultados obtidos com a parceria.
  • Idade do domínio (Campo “Age:”)
    Refere-se ao tempo de existência de um domínio. Normalmente, sites antigos possuem maiores chances de serem reconhecidos como autoridades pelo Google, principalmente se possuírem bom PageRank. O plugin SeoQuake utiliza o site http://web.archive.org para estimar a idade do domínio. Algumas vezes, como no nosso caso, o Web Archive não tem sucesso na obtenção desse dado, exibindo o texto “no matches”. Isso acontece muitas vezes em consultas de domínios .com.br. Neste caso, você pode utilizar a ferramenta Whois do Registro.br para descobrir a idade de domínios brasileiros.
É MUITO importante propor parcerias de troca de links com sites que possuam conteúdo semelhante ao seu, pois isso potencializa a relevância dos links obtidos. Seria interessante observar também se o site do parceiro é otimizado, ou seja, se possui títulos diferenciados para todas as páginas, se faz uso das heading tags, principalmente h1, se possui uma boa estrutura de links internos, etc. A última dica é: depois de escolher um parceiro para efetuar a troca de links, seguindo as dicas acima, estabeleça tempos diferentes para inserção desses links. Por exemplo, insira primeiro o link do parceiro em seu site e peça para o parceiro inserir o link para o seu site algum tempo depois. Algumas pessoas têm percebido um efeito positivo utilizando esse procedimento.
Importante: em hipótese alguma, utilize a troca de links de maneira excessiva e evite scripts e softwares para troca de links automáticos. Estas ações podem gerar punições a seu site. Veja mais informações neste post do Matt Cutts.
Postado por  em julho 3, 2009 @ 03:07h | 38 comentários
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