fonte: http://viverdeblog.com/7-passos-mais-trafego/
O tráfego de um site é como o oxigênio em nosso corpo. Sem ele, nada funciona.
Conheça o Ciclo do Fracasso da Geração de Tráfego
Você transpira dias, horas, minutos e segundos de sua vida escrevendo AQUELE artigo que deveria, no mínimo, concorrer a um prêmio.
Você clica no botão publicar e fixa sua atenção nas milhares de visitas que cairão no seu site, aguardando o aclamado sucesso.
Porém, o que realmente acontece? Sua mãe lê seu artigo e dá um tapinha em suas costas, dizendo: “parabéns filho!”. E nada mais…
Artigos preciosos como o seu perdem-se e vagam em direção ao abismo dia após dia na internet.
Por que isso acontece?
Simples, você não segue os 7 passos necessários para atrair milhares de visitas para o seu novo artigo, e sem gastar um único tostão com anúncios.
Ao longo desse artigo mostrarei exatamente como eu consegui os seguinte números:
- #1 no ranking do google para o termo “planilhas financeiras”, extremamente competitivo, ultrapassando sites como o Sebrae e o Baixaki.
- 100.828 pageviews para esse único artigo em menos de 2 anos e mais de 5.000 pageviews todo mês.
- 6,89% de todas as pageviews do site inteiro para esse único artigo. E estamos falando de praticamente 1.500.000 pageviews.
Os números são interessantes? Continue lendo o artigo e descubra todas as 7 técnicas para gerar mais tráfego que utilizei em meu site para alcançar os números acima!
PASSO #1. COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE GERAR TRÁFEGO ATRAVÉS DO GOOGLE ADWORDS KEYWORD TOOL
(Todas as imagens desse artigo são grandes e com muitos detalhes, portanto, lembre-se de clicar nelas para não deixar escapar nenhuma informação)
Ferramenta básica de qualquer autor/editor de conteúdo, o Google Adwords Keyword Tool é essencial para:
- Sabermos se existe uma boa audiência para o termo que estamos escrevendo sobre. (no caso, planilhas financeiras)
- Identificarmos termos relacionados com o termo principal. (ex: planilhas financeiras excel)
- Analisarmos a competitividade desse termo. (no caso, perceba como ela é alta para o termo exato – [planilhas financeiras])
Esses 3 itens irão dizer a você se focar nesse termo vale a pena, do ponto de vista do tráfego.
Conforme você pode ver na imagem, o termo exato [planilhas financeiras] é procurado 1.600 vezes mensalmente.
Já o termo amplo (broad) é procurado 27.100 vezes por mês.
Ok. Tenho os números anotados, agora como posso estimar quantas visitas receberei se o meu artigo rankear na posição #1?
Segundo um estudo realizado pela Slingshot e publicado aqui pelo SEOMoz, o primeiro resultado nas buscas tende a receber 18,2% de todo o tráfego. Veja a distribuição de cliques na imagem abaixo:
Com esses números você chega facilmente ao número de visitas que seu site pode receber para o termo “planilhas financeiras” se estiver rankeado na posição #1.
4.932 visitas! (27.100 x 18,2%)
Coincidência ou não, o meu artigo que está na posição #1 para esse termo recebe em torno de 5.000 visitas mensais. (mais detalhes ao longo do artigo)
O RANKING #1: RECOMPENSA DE UM TRABALHO SUADO
Essa é uma imagem do software Market Samurai (link afiliado) que também utilizo para fazer todo esse processo de pesquisar termos, analisar a concorrência e identificar oportunidades para escrever artigos.
Gosto desse software para acompanhar semanalmente a posição no Google e no Bing dos termos mais importantes para mim.
Destaquei acima todos os termos relacionados a página hcinvestimentos/planilhas-financeiras.
Perceba que estou em #1 no Google para os termos “planilha de investimentos“, “planilha financeira excel” e “planilhas financeiras“.
Até para minha surpresa, meu artigo está em #7 para o termo “planilha“. Se cuida Microsoft! 

Se você nunca teve ideia de como seu conteúdo está rankeando no Google, sugiro dar uma olhada nesse software.
Você pode testar gratuitamente o Market Samurai através desse link (link afiliado) e descobrir exatamente quais são os artigos que você precisa melhorar e quais deverão ser seus próximos artigos.
5.000 visitas mensais para um único artigo é um número bem impressionante, dado que muitos blogs/sites nem mesmo conseguem esse número considerando todo o tráfego do site.
Sabendo dessa ótima procura pelo termo, precisamos analisar a concorrência para buscarmos meios de nos destacar perante à ela.
PASSO #2. “ESPIONANDO” A CONCORRÊNCIA: O AGENTE SECRETO EM BUSCA DE PISTAS PARA GERAR MAIS TRÁFEGO
Essa é uma imagem atual, mostrando o meu artigo no topo do google. (o link acima do meu não conta por ser patrocinado)
A ordem das páginas pode aparecer diferente para cada um devido a personalização do google. Porém, essa imagem foi tirada utilizando a navegação anônima (retirando meus dados pessoais) do meu browser.
Como não tenho uma imagem da época que fiz toda essa pesquisa, mostro para vocês alguns fortes fatores que destacam a minha página dos demais resultados:
- Título: Possuir o termo “planilhas financeiras” no título é fundamental para ser encontrado mais facilmente.
- Meta Description: O texto customizável abaixo do link também contém o termo e chama a atenção do leitor, mostrando que existem mais de 20 planilhas financeiras esperando para serem baixadas gratuitamente.
- Imagem do Autor: O meu rosto ao lado do artigo ajuda na conversão dos cliques, já que se destaca dos demais resultados sem imagem.
- URL: Em verde, ela aparece como: hcinvestimentos.com/planilhas-financeiras. Exact Match, o que ajuda na identificação do termo.
- Social Proof. Perceba como estou em 2.506 círculos no Google+, enquanto o Everton está em 570 e o André em 20 (autores com imagem). O maior número passa maior credibilidade para o leitor.
Esses são, portanto, os 5 principais elementos que você já pode analisar de cara ao fazer a pesquisa pelo seu termo desejado.
Feita essa rápida análise, você precisa clicar nos resultados de melhor ranking para entender como o conteúdo deles foi apresentado.
O meu artigo sobre Planilhas Financeiras
O título “Planilhas Financeiras Gratuitas” relembra o usuário que clicou no meu artigo sobre o que ele veio procurar: Planilhas Financeiras.
Logo abaixo do título, o usuário já percebe que esse é um artigo bem compartilhado, com 383 compartilhamentos no total. (social proof)
O subtítulo “Planilhas Financeiras HC Investimentos” mostra novamente o termo.
Ao cair nessa página, o leitor já pode imediatamente baixar o pacotão de planilhas, com mais de 20 planilhas ou pode continuar rolando a página para baixo e escolher a planilha de sua preferência.
O resto da página consiste em replicar o formato na imagem acima após “Planejamento Financeiro”, com os Bullets Points:
- Sobre o que é a planilha.
- Três pontos fortes da planilha em bullet points.
- Imagem, links de download e link para o artigo relacionado a planilha, se existir.
Lembre-se que estamos batalhando por praticamente 5.000 visitas mensais. Apesar de já suarmos um pouco para realizar toda essa pesquisa inicial, precisamos nos entregar MUITO mais.
PASSO #3. A ARTE DA ATENÇÃO: COMO ESCREVER TÍTULOS MELHORES
Alguns dos melhores copywritters alegam que você deveria gastar 50% do tempo dedicado a um artigo pensando no seu título.
Apesar de soar um exagero, acredito que você deve se preocupar bastante com o título do seu artigo. Digo isso porque é o primeiro contato que alguém terá com o seu artigo.
Capturar a atenção desse potencial leitor é seu trabalho. Faça isso ou tudo estará perdido.
Na média, 8 de 10 pessoas lerão o seu título, mas apenas 2 de 10 lerão o resto do artigo.
Sabendo desses números, você precisa escrever títulos melhores. Abaixo compartilho uma técnica que utilizo (aprendida no site Copyblogger):
Conheça os 4Us:
- Be USEFUL to the reader,
- Provide him with a sense of URGENCY,
- Convey the idea that the main benefit is somehow UNIQUE; and
- Do all of the above in an ULTRA-SPECIFIC way.
Traduzindo:
- Seja ÚTIL para o leitor,
- Crie um senso de URGÊNCIA,
- Transmita a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO, e
- Faça tudo acima de forma ULTRA-ESPECÍFICA.
Veja como exemplo o título desse artigo:
7 Simples Passos para Você Gerar Mais Tráfego para seu Site (Garantido!)
Vamos analisar esse título por partes:
- 7. Todo mundo adora listas e sete é um número místico para muitas pessoas.
- Simples Passos. Você não quer dificultar a vida do seu leitor. Mostre que o aprendizado é simples e organizado em passos.
- para Você. “Você” é uma palavra forte. É como se eu estivesse falando diretamente e unicamente com você, mas sabemos que esse artigo é direcionado para todos os leitores do Viver de Blog.
- Gerar Mais Tráfego para seu Site. É Importante deixar o benefício claro, assim como a sua palavra-chave no título. Gerar mais tráfego é o principal assunto desse artigo.
- (Garantido!). Com cautela, esses alertas podem funcionar muito bem. Nesse caso, cria um senso de urgência e um benefício imediato para o leitor.
Lembre-se: Todas as palavras utilizadas no título devem ter algum objetivo. Experimente dividir seus títulos e analise se as palavras utilizadas são fortes, proporcionam benefícios e induzem o leitor a clicar no seu artigo.
Templates de Títulos
Às vezes, nossa inspiração simplesmente nos abandona sem nem dizer adeus.
Nesse momento é que você precisa de um template de títulos que funcione muito bem.
No caso de você não possuir um, vou compartilhar alguns títulos matadores que você pode adaptar para seus artigos:
- 5 Sinais de que [assunto]
5 sinais de que o seu site tende ao fracasso
- A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre [assunto]
A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre anúncios no facebook
- 3 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar Seu [assunto]
3 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar Seu Rankeamento no Google
- O que [pessoa influente] pode nos ensinar sobre [assunto]
O que Mark Zuckerberg pode nos ensinar sobre Marketing no Facebook
- 5 erros sobre [assunto] que fazem você parecer um idiota
5 erros sobre geração de tráfego que fazem você parecer um idiota
- Como [assunto] – O Guia Absolutamente Completo
Como Investir em Ouro - O Guia Absolutamente Completo
Espero que esses templates possam ajudar você a escrever títulos ainda melhores.
Está gostando desse artigo?
Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário