Por Redação Olhar Digital - em 28/04/2014 às 16h04
Um tribunal do Rio Grande do Sul condenou a Apple a ressarcir em R$ 1.499 uma consumidora que teve o iPhone 3G inutilizado por causa de atualização no sistema operacional iOS. Segundo relatório do processo, o aparelho não suportou a troca da versão 4.2.1 para a 4.3.
Para Lucas Kachny, juiz relator do caso, a empresa não pode deixar desamparados os antigos clientes à medida que atualiza sua linha de produtos. Por isso considera “abusiva” a prática que "lesa o direito do consumidor ao uso de seu aparelho antigo" ao forçar a aquisição de novos dispositivos.
Outro juiz que acompanhou o caso classificou de "segunda categoria" o tratamento dado pela Apple e comparou a prática com o modelo norte-americano. "Nos EUA, o consumidor tem o direito de comprar um iPhone novo, dando o seu de geração anterior como parte do pagamento do preço", registrou no processo.
Via: TJRS
Para Lucas Kachny, juiz relator do caso, a empresa não pode deixar desamparados os antigos clientes à medida que atualiza sua linha de produtos. Por isso considera “abusiva” a prática que "lesa o direito do consumidor ao uso de seu aparelho antigo" ao forçar a aquisição de novos dispositivos.
Outro juiz que acompanhou o caso classificou de "segunda categoria" o tratamento dado pela Apple e comparou a prática com o modelo norte-americano. "Nos EUA, o consumidor tem o direito de comprar um iPhone novo, dando o seu de geração anterior como parte do pagamento do preço", registrou no processo.
Via: TJRS
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