Sacolão de Eletrônicos | dicas e notícias e atualidades | Ego ce4, ego ce5, eliquidos, atomizadores Como Fazer Pesquisa de Palavras-chave para SEO

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Como Fazer Pesquisa de Palavras-chave para SEO

O processo de otimização de site para mecanismos de busca (search engine optimisation) deve obrigatoriamente começar por uma pesquisa de palavras-chave. É através da escolha de termos relevantes que determinamos a arquitetura de um site, o conteúdo quer será desenvolvido para cada página e até mesmo os links que serão conquistados.

Portanto, podemos afirmar que a escolha de palavras-chave relevantes a cada página é a base do trabalho de SEO.

É principalmente por meio do conteúdo de uma página que o Google determina para quais palavras-chave a mesma deve aparecer em seus resultados de pesquisa. Por isso, é extremamente importante selecionar os termos que melhor descrevem cada página.

Como escolher as palavras-chave corretas para cada página?


Ninguém melhor que o cliente ou o dono de um site para definir os termos que melhor descrevem os serviços e produtos presentes. Portanto, comece sempre uma pesquisa de palavras enviando um briefing solicitando uma lista de keywords. Com a lista em mão utilize ferramentas SEO para pesquisa de palavras-chave para determinar a popularidade de cada termo.

Ferramentas de Pesquisa de Palavras-Chave 

Google External Keywords Tools - ferramenta de palavras-chave do Google


A ferramenta de palavras-chave do Google Adwords mostra uma estimativa do volume de pesquisa mensal de cada termo pesquisado. 

Saber o volume buscas de um determinado termo é importante para ajudar a definir como vamos trabalhar as palavras-chave na estrutura do site. Uma pequena mudança na grafia do termo pode significar a diferença entre ter uma palavra-chave buscada milhares de vezes e uma outra com baixo volume de pesquisa.

Dica: Sempre utilize o tipo de correspondência “exata” para determinar o volume de pesquisa das keywords que deseja utilizar.


Google Trends



Antigo Google Insights, esta ferramenta do Google complementa a anterior, porque apresenta tendências de buscas realizadas pelos usuários, algo que nos ajuda a ter ideias de termos buscados em um determinando período de tempo em diferentes localizações geográficas. Além disso, também é possível identificar as tendências de pesquisas em diferentes produtos do Google como Youtube, Google Imagens, Notícias e até mesmo no Google Shopping.

Também é possível comparar o volume de pesquisa entre dois termos similares, como por exemplo: salto de paraquedas e saltar de paraquedas.



E até determinar em quais regiões do país os termos analisados são mais pesquisados para customizar campanhas com foco em regiões específicas e utilizar os termos mais pesquisados de acordo com cada região.



Ubersuggest:


 A ferramenta Ubersuggest apresenta uma relação de termos referentes às sugestões que o Google indica quando realizamos uma busca.

No Google, vemos assim:


Com a ferramenta Ubersuggest, conseguimos simular este auxílio do Google para todas as sugestões de um determinado termo:



Estes termos são sugeridos pelo Google por meio de alguns fatores e o principal deles é exatamente o volume de pesquisa que as variações apresentam. Por isso, utilizar esta ferramenta para a pesquisa de palavras-chave é muito importante.

Dica 2: Esta ferramenta é excelente para identificar keywords modifiers, tópico para um próximo artigo.

Pesquisa Interna


A pesquisa interna de um site é, sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes para otimizar um site. É por meio dela que conseguimos saber exatamente o que e como os usuários do site estão buscando por determinados produtos. Com ela é possível até determinar quais produtos merecem mais destaque com base nos volumes de busca interna.

Com a integração dos dados desta ferramenta ao Google Analytics é possível analisar a fundo a popularidade de cada termo pesquisado e monitorar se o usuário achou ou não o que está procurando.


Palavras Exploradas pelos Concorrentes


Uma das máximas da internet é a de que “nada se cria, tudo se copia”. Para pesquisa de palavras-chave essa máxima se aplica perfeitamente.  Portanto, “analise” os termos que estão sendo trabalhados pelos principais concorrentes de um site e veja se consegue identificar termos que ainda não fazem parte de sua estratégia.

Existem várias maneiras de executar tal tarefa, porém sugiro a ferramenta SEMrush que com a versão paga é possível gerar um lista de palavras-chave que os concorrentes estão trabalhando.

Uma vez definidas a palavras-chave é hora de implementá-las nas páginas do site dando início ao que chamamos de Otimização On-Page. Tópico do meu próximo artigo.

Sobre o Autor 

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+ ou siga seu perfil no Twitter@felipe09.

Um comentário:

  1. my friends also read this as soon Great content. This was really a valuable experience. I will ensure that as possible. I cannot wait to share this.

    ResponderExcluir